O mundo da tecnologia evolui muito rapidamente todos os anos. São novas descobertas, tendências, novos estudos, novos desenvolvimentos e, em grande parte das vezes, uma infinidade de investimentos feitos por corporações. Além disso, as mudanças tecnológicas moldam e transformam a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
Nós sabemos que a tecnologia está sempre à frente do nosso tempo, sendo pensada, pesquisada e desenvolvida por ótimos profissionais. Essas mudanças nas tendências em tecnologia não apenas refletem o estado atual da sociedade, mas também antecipam as demandas e desafios futuros.
O que mudou na tecnologia nos últimos anos
Nos últimos anos, diversas tecnologias emergiram significativamente. Assistentes virtuais, como Siri e Google Assistente, por exemplo, revolucionaram a interação por voz. Casas inteligentes, impulsionadas por esses assistentes, trouxeram automação residencial. O reconhecimento facial expandiu-se para validação em instituições financeiras e segurança pública global. Redes sociais como Facebook e mensageiros como WhatsApp alteraram a comunicação global. Streamings como Spotify e Netflix, redefiniram o entretenimento.
Também tivemos armazenamento em nuvem, representado por serviços como Google Drive, que trouxe inovações na gestão de dados. Criptomoedas, como o Bitcoin, ganharam destaque no cenário financeiro. A tecnologia 5G, embora no início no Brasil, promete acelerar a digitalização de cidades e impulsionar setores como medicina e agricultura na próxima década.
E por falar em futuro, vamos falar sobre perspectivas? Trouxemos quais são as tendências em tecnologia para o próximo ano. Afinal, é sempre importante estar de olhos abertos ao que o mundo da tecnologia tem a nos oferecer.
5 tendências em tecnologia para 2024 segundo a Gartner
Recentemente, o Gartner apresentou suas perspectivas sobre as 10 principais tendências em tecnologia estratégica para 2024, as quais as organizações e profissionais de TI devem monitorar de perto. A inteligência artificial (IA) generativa e outras variantes de IA estão previstas para abrir novas perspectivas e catalisar uma série de direções inovadoras. Separamos as 5 tendências que achamos mais interessantes:
1. Inteligência Artificial Generativa (GenAI)
A democratização da IA generativa está sendo impulsionada pela convergência de modelos amplamente pré-treinados, computação em nuvem e o uso de código aberto. Até 2026, de acordo com as projeções do Gartner, mais de 80% das empresas terão incorporado APIs e modelos de IA generativa, além de implementar aplicativos capacitados para IA generativa em ambientes de produção, um aumento significativo em relação aos menos de 5% registrados no início de 2023.
2. Desenvolvimento Aumentado por IA
O desenvolvimento aprimorado por IA se refere à utilização de tecnologias como a IA generativa e o aprendizado de máquina para apoiar engenheiros de software no processo de concepção, codificação e teste de aplicativos. Esse enfoque de engenharia de software assistida por IA visa ampliar a produtividade dos desenvolvedores e capacitar as equipes a atender à crescente demanda por softwares empresariais. Sendo assim, ao empregar ferramentas de desenvolvimento baseadas em IA, os engenheiros de software reduzem o tempo dedicado à escrita de código, permitindo que concentrem seus esforços em atividades estratégicas, como o design e a composição de aplicativos de negócios mais atraentes.
3. Força de Trabalho Conectada Aumentada
A Estratégia de Força de Trabalho Conectada Aumentada (EFWCA) visa maximizar o valor gerado pelos trabalhadores humanos, impulsionada pela necessidade de acelerar o crescimento e a escala do talento. Utilizando aplicações inteligentes e análises da força de trabalho, a EFWCA oferece orientação e contexto diário para aprimorar a experiência, o bem-estar e a capacidade dos trabalhadores de desenvolverem suas próprias habilidades. Além disso, simultaneamente, ela impulsiona resultados empresariais e gera impactos positivos para as principais partes interessadas.
4. Tecnologia Sustentável
A tecnologia voltada para a sustentabilidade representa um conjunto de soluções digitais direcionadas a promover resultados positivos nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG), visando o equilíbrio ambiental e a salvaguarda dos direitos humanos em longo prazo. A incorporação de tecnologias como IA, criptomoeda, Internet das Coisas e computação em nuvem está suscitando preocupações pertinentes acerca do consumo de energia e dos possíveis impactos ambientais decorrentes. Essa dinâmica reforça a importância de tornar o uso de tecnologia da informação mais eficiente, sustentável e circular.
5. Plataformas industriais em nuvem
Até 2027, conforme as projeções do Gartner, espera-se que mais de 70% das empresas adotem plataformas industriais em nuvem (ICPs) para impulsionar suas estratégias de negócios, marcando um aumento significativo em relação ao modesto percentual de menos de 15% registrado em 2023. As ICPs, direcionadas a resultados de negócios específicos do setor, integram SaaS e PaaS, juntamente com serviços IaaS, oferecendo uma gama completa de produtos com funcionalidades intercambiáveis. Esse conjunto abrangente geralmente engloba estruturas de dados setoriais, bibliotecas de recursos empresariais, ferramentas de composição e outras inovações de plataforma.
A InnSpire e o Futuro
Podemos notar que em grande parte, a IA se destaca como a promessa para o próximo ano, tendo uma evolução cada vez maior do que vimos ainda em 2023. As tendências apresentadas são apenas algumas, das muitas que podem surgir, afinal, vivemos em um mundo que se desenvolve todos os dias. A tecnologia muda, o mundo muda, nós mudamos. Somos parte do futuro que está por vir.
Nossos sistemas conectam o seu negócio à praticidade do dia a dia. Geram valor a sua marca e acompanham as novidades e tendências do mundo tecnológico, colocando sua empresa sempre à frente do tempo.
Fale com um de nossos especialistas!