Mercado Clandestino de engajamento: as falsas estrelas vendidas no GitHub

O GitHub é uma plataforma que combina ferramentas, tais como hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git. Estar em alta dentro desta plataforma pode gerar grandes oportunidades, pois é consideravelmente uma rede social do mundo da programação. 

Programadores, desenvolvedores e demais profissionais de tecnologia fazem parte desse núcleo. Dessa forma, a busca por aceitação e engajamento é uma corrida de egos para ser vista. Aqui podemos perceber o gatilho perfeito para vender bots e estrelas clandestinas dentro da plataforma. 

O que são as estrelas?

Um projeto é denominado popular dentro do GitHub ao ter uma quantidade considerável de estrelas, quanto mais estrelas, maior o seu hype dentro da plataforma. Ou seja, as estrelas são utilizadas para avaliação de métricas. 

Além disso, também avalia-se a quantidade de seguidores, comentários e o tempo em que se ficou em evidência na rede. Todas essas informações, conforme citado acima, são de grande notoriedade para programadores e pessoas da área de TI em geral. No GitHub você tem a oportunidade de estar em interação com outros profissionais, avaliando seus projetos e ganhando visibilidade para os seus. 

Entendendo a farsa do mercado clandestino do GitHub

Existem lojas virtuais que disponibilizam estrelas para compra por um valor de US$ 6 dólares e avaliações positivas para projetos listados no Product Hunt. Essa é uma plataforma comunitária que se compromete a auxiliar as pessoas a terem o privilégio de descobrirem as mais recentes inovações tecnológicas. Além disso, oferecem seguidores e visualizações na comunidade de ciência de dados Kaggle. 

O mercado clandestino de estrelas é mais abrangente em métricas de engajamento online e são utilizadas por programadores, investidores e outros especialistas em tecnologia. As métricas são empregadas para identificar programadores e startups promissoras, auxiliando na tomada de decisões sobre contratações, colaborações ou investimentos.

Possivelmente, os fornecedores buscam aproveitar do gatilho da ambição daqueles que almejam atalhos para o sucesso na indústria tecnológica da programação.

Porque é um erro investir em falsas estrelas no GitHub, segundo especialistas: 

  • Ainda que a manipulação de métricas no GitHub, como as estrelas, possa facilitar uma startup a garantir uma primeira reunião com investidores de capital de risco (VCs), é pouco provável que resulte em uma segunda oportunidade;
  • A aquisição de estrelas por meio do mercado clandestino do GitHub levanta questionamentos sobre a eficácia de seu projeto, além de gerar dúvidas em relação à integridade e qualidade dos serviços oferecidos por sua organização. Esse tipo de prática pode comprometer a reputação da empresa, minando a confiança dos usuários e potenciais colaboradores;
  • Fazer parte desse mercado clandestino viola as regras da plataforma, até mesmo resulta em medidas restritivas por parte do GitHub. A transparência e a legitimidade são fundamentais para construir uma presença confiável na comunidade de desenvolvimento.

O sucesso de um programador, desenvolvedor e outros profissionais ligados a área de TI não está ligado diretamente a uma só plataforma, é um conjunto de itens como: competência, efetividade, agilidade, criatividade, inovação e principalmente um aprendizado contínuo. Portanto, não existe limitação que seja digna a ponto de se render a um mercado de que vende falso engajamento por preço de “banana”.

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da InnSpire você encontra este e diversos outros artigos sobre tecnologia para ficar atualizado sobre o que há de mais moderno no assunto.

Compartilhe este artigo

Leia Mais

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência para você. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies.