O comportamento dos usuários online segundo o State of Mobile

Quando se fala sobre comportamento do público online, não é novidade que o uso de sites e aplicativos segue crescendo em dispositivos mobile. A tecnologia avança a serviço dos usuários cada vez mais exigentes, devido a quantidade de informações recebidas durante o dia a dia. Logo, isso se reflete na experiência de consumo de conteúdo em smartphones e tablets, por conta da praticidade.

Grandes marcas investem pesado em trazer seus produtos para essa realidade, lançando seus próprios aplicativos que se integram a diferentes gadgets, tendência essa que não deve se encerrar tão cedo. Nesse contexto, é essencial entender o comportamento do seu público, para impacta-lo de forma assertiva, considerando a variedade de opções oferecidas online. Mas como fazer isso?

A Data.Ai disponibiliza anualmente o State of Mobile, um estudo com dados sobre o comportamento online dos usuários, referentes ao ano anterior. Assim, é possível fazer uma análise dos caminhos que se popularizam entre o público, para traçar estratégias eficazes de como promover um maior alcance para seus produtos e serviços.

A seguir, apresentamos os insights mais interessantes referente ao comportamento dos usuários em 2023. Desse modo, você pode pensar em como tornar seu 2024 ainda mais estratégico e, por consequência, mais lucrativo. Boa leitura!

Números do mobile em 2023

Números do mobile em 2023 (Fonte: State of Mobile)

O report mostra crescimento em todos os âmbitos apontados em relação ao uso de dispositivos móveis. O destaque está para o número de downloads de novos aplicativos (257 bilhões) e para o tempo diário gasto por usuário, que foi de em média 5 horas (6% maior que no ano anterior).

Tais dados provam que os aparelhos mobile estão cada vez mais inseridos em diferentes atividades do cotidiano, não se restringindo apenas a momentos de lazer, mas também para uso no meio corporativo, em rotinas de trabalho. O maior exemplo disso quando falamos de Brasil é o WhatsApp, que hoje é utilizado para divulgar produtos e serviços e inclusive possui funções business, pensando em empresas.

Outro ponto relevante do estudo está relacionado aos anúncios em dispositivos móveis, que cresceram 8% em relação a 2022, chegando a USD 362 bilhões. As estimativas apontam que gastos com anúncios devem ultrapassar USD 400 bilhões em 2024, já que mais tempo do que nunca é gasto em aplicativos. O total de horas chegará a 5.1 trilhões em 2022 apenas em telefones Android.

No contexto de cativar a atenção do seu público, os vídeos permanecem em alta. O YouTube e o TikTok continuam a ganhar a atenção do consumidor e a superar as redes sociais pelo tempo médio gasto por usuário, sendo as plataformas recomendadas para se investir em propaganda.

Crescimento em diferentes gêneros de aplicativos

Se em estudos anteriores o consumo com jogos mobile liderava, os dados mais recentes apontam que a tendência entre os usuários está no foco em outros aplicativos. Gastos com apps para dispositivos móveis dispararam nos últimos 10 anos, passando de menos de USD 3 bilhões em 2014 para mais de USD 64 bilhões em 2023.

Crescimento dos gastos do consumidor mundial (Fonte: State of Mobile)

Observa-se que os gêneros onde mais se teve gastos do consumidor mundial foram os de entretenimento, mídias sociais e produtividade. Isso reflete a mentalidade do público, que foca cada vez mais em melhorar sua experiência online. Os usuários aderem a tecnologias que facilitem tarefas rotineiras (organização de tarefas, finanças, edição de fotos e vídeos e aprendizado de idiomas, por exemplo) e também ofereçam novidades em lazer (redes sociais e streamings).

Logo, anunciantes se voltam para investimento em propaganda nesses aplicativos, a fim de alcançar uma massa maior de público e impactar mais pessoas.

Aplicativos mais usados entre homens e mulheres

O Brasil se destaca no ranking mundial dos países com mais tempo gasto com aplicativos, aparecendo em quarto lugar. No entanto, uma análise ainda mais profunda mostra que os apps mais usados variam de acordo com o gênero dos usuários, apontando diferenças entre homens e mulheres.

Aplicativos mais usados no Brasil (Fonte: State of Mobile)

As diferenças entre os apps mais usados apontam distinções em comportamento também. Um exemplo está na questão do E-Commerce: tanto homens quanto mulheres utilizam aplicativos para compras, mas as mulheres se voltam para a Shopee, que oferece produtos mais voltados para bens não duráveis, de consumo imediato (roupas, acessórios, itens para casa/escritório), e também mais agilidade e praticidade no processo de compra.

Enquanto isso, os homens utilizam o Mercado Livre, um aplicativo com mais tempo de estrada e que transmite a sensação de segurança na compra. Além disso, costuma ser mais usado para compras mais complexas de itens maiores e/ou que necessitam de mais ponderação sobre a decisão de compra, como eletrônicos.

Vale ressaltar que os dados podem variar de acordo com idade, classe social e região do público analisado. Contudo, um mesmo segmento pode ter suas especificidades, conforme citado anteriormente.

Como esses dados podem impactar seu negócio?

O report mostra que a adesão dos consumidores pelo mobile é cada vez maior. Seja pela praticidade e acessibilidade, as pessoas estão consumindo mais tecnologia em seus celulares e tablets. Por conta disso as grandes marcas investem significativamente em trazer seus produtos e serviços para o mobile-first.

É importante que você esteja presente onde seu público está. Dessa forma, conseguirá aproveitar as oportunidades e tendências dos mercados globais assim possa impacta-lo com mais assertividade. Logo, é essencial estar preparado para trazer seu negócio para o mobile, com aplicativos e sites otimizados e que ofereçam uma boa experiência para o cliente.

Nesse sentido, você pode contar com a InnSpire para desenvolver seu app com excelência. Estamos há mais de 8 anos no mercado, sempre oferecendo o melhor serviço em desenvolvimento. Trabalhamos com tecnologias atualizadas, para entregar soluções que desenvolvam e impulsionam o negócio dos nossos clientes.

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